Foto
30ago

7 formas de gerar vendas como consultor de marketing digital

Você sabe vender? Você se sente preparado pra usar o potencial que a internet proporciona para aumentar seus resultados em vendas? Um consultor de marketing digital responde SIM para essas duas perguntas e está com uma poderosa oportunidade de gerar muito dinheiro nas mãos.

Em tempos de mudanças rápidas e com um consumidor cada vez mais exigente e bem informado, tem sido desafiador para as empresas e profissionais estarem atualizadas e manterem um alto nível de produtividade e resultados nas áreas de marketing e vendas.

Esse cenário é o que abre um grande espaço para o consultor de marketing digital que têm as competências para ajudar outras pessoas a acertar as estratégias de marketing e fazer uma melhor gestão das suas ações e canais de comunicação, relacionamento e vendas. É para isso que um consultor de marketing digital deve estar preparado.

7 formas de gerar vendas como consultor de marketing digital:

1º) Foco em resultados. O empresário não vê valor no que fazem a maioria das agências e profissionais do marketing porque acreditam que eles não conseguem provar o ROI e não tem foco em gerar resultados reais. Este é um passo fundamental, ajustar o foco naquilo que todo o empreendedor busca, fazer o que é importante para gerar vendas e lucro. Isso engloba o digital e o físico.

2º) Entender o meu cliente. É normal ouvirmos reclamações de clientes sobre a baixa qualidade nas entregas de agências, sem falar no quanto de retrabalho e perda de tempo que é gerado pelos ruídos na comunicação entre profissionais e o cliente. O primeiro passo para começar e cultivar relacionamentos duradouros com meus clientes é eu conhecer bem ele, ouví-lo com sensibilidade e inteligência e estar totalmente comprometido em compreender seu mercado, suas dores, necessidades. O melhor consultor é aquele que sabe muito sobre marketing digital, mas também entende de gente e consegue de fato ir além do que está sendo dito.

3º) Meios de diferenciação. A concorrência no mercado de comunicação é grande do ponto de vista da quantidade de agências e profissionais, porém se olharmos para a diferenciação e competitividade, vemos que a maioria está fazendo e falando as mesmas coisas e entregando muito menos do que vende. A questão aqui é entender que inovar não é um algo a mais, hoje em dia é um requisito básico de qualquer um que deseja encantar o seu cliente, por isso é preciso ter processos e metas para estar sempre apresentando algo novo e surpreendendo o cliente. Aqui eu faço pesquisas constantes e tenho um checklist de ações para aumentar o índice de satisfação dos clientes, gerando mais e mais vendas para os mesmos clientes e novos.

4º) Produtividade baseada em propósito. Se você tem clareza do que quer, é muito mais fácil dizer não para aquilo que não quer. A maior dificuldade que vejo nos profissionais que trocam dinheiro por horas de trabalho (como também é o caso das agências e profissionais da comunicação) é que eles tendem a ser muito ocupados e não produtivos, devidos aos hábitos individuais que sequer estão claros aos seus donos. Um primeiro passo para se tornar mais produtivo e com isso focar naquilo que gera resultados em vendas é analisar a sua agenda de tarefas e compromissos e levantar tudo aquilo que pode estar simplesmente ocupando o seu tempo e tirando o seu foco de resolver o que é necessário para gerar os resultados desejados. O segundo passo é reduzir as interrupções durante o seu dia e estabelecer um ambiente e comportamentos mais produtivos. Aqui meu lema é “eu foco e faço aquilo que está alinhado com meu propósito de ajudar o meu cliente e gerar mais autoridade e vendas pra ele”.

5º) Visão ampliada. Por mais que nossas metas sempre contemplem resultados de curto prazo é fundamental entender que sucesso no marketing e aumentos significativos de vendas são construídos a médio e longo prazos a partir de um conjunto de ações planejadas estratégicamente, gerenciadas de forma eficaz e bem executadas. Por isso que o melhor caminho para resultados melhores para ambos os lados é estabelecer planos e projetos de duração mais longa, pelo menos de um ano.

6º) Relacionamento baseado em confiança. Para que uma relação prospere um elemento chave é a confiança mútua e a confiança é construída a partir do que o seu cliente sente. Isso vai além do que somente é dito. É muito comum a maioria dos consultores dizer que fazem e acontecem (assim como profissionais que eu mesmo contratei e me dei mal) e prometem mundos e fundos. Comigo funciona da seguinte forma, se eu posso ajudar, eu faço. Se não puder ajudar como consultor, ainda assim eu procuro ajudar dando o meu feedback honesto, dizendo aquilo que eu faria se estivesse em seu lugar.

7º) Comunicação estratégica. Todo o processo de vendas se dá através da comunicação, seja ela pessoal, impessoal, formal, informal, digital, presencial, física, escrita, gráfica, visual, falada, enfim… A questão toda aqui é a seguinte, não existe hoje em dia meio exclusivo de comunicação e um melhor canal para fazer tudo acontecer, pois o consumidor está em múltiplos canais e cada um deles pode cumprir um papel dentro do processo de gerar resultados acima da média. Aqui eu procuro sempre combinar o melhor do online com o melhor do offline e é exatamente isso que me traz os resultados mais significativos. Isso se dá pelo conhecimento do negócio, do perfil do cliente ideal, por fazer um plano de marketing estratégico, por definir um orçamento e distribuir as mídias corretamente e por ter foco em medir o resultado de cada uma das ações. É isso que você precisa aprender a fazer também.

Um ponto importante a considerar é que a maioria dos profissionais e empresas não sabem vender e é justamente pra ajudar as pessoas a gerar mais vendas que um consultor de marketing digital precisa estar preparado, pois esse é o profissional que deve reunir as competências, as ferramentas e técnicas para traçar a estratégia e supervisionar as ações que fazem empresas crescerem em autoridade e vendas.

Minha experiência pessoal como consultor de marketing digital

Ao longo dos últimos anos tenho sido muito procurado por empresas de diversos segmentos e tamanhos para ajudá-las nas suas estratégias de marketing e vendas como consultor de marketing. Tenho atendido menos de 23% daqueles que chegam até mim, devido a minha agenda e também porque tenho o foco em atender um tipo especial e bem definido de cliente. É graças a esse foco que tenho conquistado resultados acima da média e conseguido gerar aumentos significativos de faturamento para os meus negócios e os negócios dos meus clientes.

Além dos meus clientes especiais de consultoria que atendo diretamente, desde 2013, tenho formado em meus treinamentos muitos profissionais da comunicação social (publicitários, jornalistas, relações públicas e donos de agências), empreendedores e profissionais liberais que desejam aprender e aplicar em seus negócios as técnicas e ferramentas do marketing digital e da automação de marketing e vendas que têm gerado resultados acima da média.

Se contar desde o primeiro curso que ministrei em 2013 que foi uma turma de Facebook Marketing, as 34 turmas do Curso de Marketing Digital que ministrei em 2014 e 2015, as 4 últimas turmas do treinamentos em Estratégias de Marketing da Rede de Empreendedores e as dezenas de palestras que apresentei foram milhares de pessoas impactadas e milhares de horas de conteúdo de alto nível compartilhado.

Fique super a vontade pra me contatar, compartilhar este artigo ou postar um comentário abaixo. Será um prazer conversar com você.

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores

PS: Caso você deseje conhecer as melhores ferramentas de marketing digital da atualidade, você pode baixar o meu guia com As 40 Ferramentas de Marketing Digital que todo o empreendedor deveria conhecer e utilizar.

Fonte: www.mauriliobarboza.com

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
A Rede de Empreendedores foi fundada por Maurílio Barboza, Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores, especialista em Marketing Digital e autor do livro “O Marketing do Novo Mundo: Os Segredos dos Gurus da Internet”. Atualmente ministra palestras e treinamentos de Marketing Digital para pequenas e médias empresas no sul do Brasil.

Envie o seu comentário