Foto
10jan

Antes de procurar mais cursos, se pergunte: você quer aprender?

Olá!

Hoje vamos para o segundo passo do Ciclo da Maestria, que é o “Aprender“!

A busca por aprendizado, por cursos de capacitação e por atualização é algo de grande importância para quem valoriza o desenvolvimento. Os conhecimentos teóricos e as experiências práticas precisam andar juntos para que haja um melhor aproveitamento do aprendizado. Esse aproveitamento deve ser medido através de instrumentos e evidências, tornando capaz a gestão do progresso e a responsabilização de cada uma das partes envolvidas, alinhando expectativas e verificando os ganhos em períodos de tempo pré-determinados.

Saiba o segundo passo para o seu desenvolvimento e aprendizagem acelerada

Com um bom ensino e um bom professor você tem recursos externos para a sua estratégia de aprendizagem, porém o que realmente vai fazer a diferença depende diretamente de você: o seu “querer aprender” e estar realmente disposto a “colocar em prática o que aprendeu”.

Lembre-se que toda a mudança tem um tripé para acontecer: Querer, Saber Como e Fazer.

O seu cérebro só aprende aquilo que você quer e está preparado para aprender. Por isso é fundamental, ao buscar cursos ou aperfeiçoamento de qualquer tipo, que você direcione a sua atenção e treine o seu cérebro para o aprendizado que deseja. O cérebro é o órgão mais treinável do corpo humano.

Em nossos cursos, mais precisamente no Coaching com PNL, adotamos um dos modelos mais úteis da PNL, os níveis neurológicos (ou níveis lógicos), para compreender e desenvolver as nossas estruturas mentais de aprendizagem, mudança, linguagem e sistemas perceptuais. Níveis neurológicos foram desenvolvidos originalmente por Robert Dilts e Todd Epstein  com base no trabalho do antropólogo Gregory Bateson.

Níveis Neurológicos

De acordo com a pirâmide dos níveis neurológicos, são seis níveis de mudança e cada um possui uma neurologia, sendo que os níveis mais altos influenciam os mais baixos, de forma que para implementar uma mudança em um nível, você precisa trabalhar no nível superior.

  • Espiritual – Está relacionado ao sistema do qual o indivíduo pertence. Vai além do “eu” e trata do “quem mais”, do “além de mim” ou “do que faço parte”.  Esse sistema pode ser a família, a empresa, a comunidade, a religião, etc. O senso de visão e propósito é responsável por moldar o “eu”.
  • Identidade – É o senso de “self”, é a noção de “quem eu sou”. Trata da missão e é responsável por moldar crenças e valores.
  • Crenças e Valores – É o conjunto de crenças e valores que apoiam ou bloqueiam o potencial do indivíduo, pois é esse sistema que motiva e dá permissão para o uso e o desenvolvimento das capacidades.
  • Capacidades – São os recursos que o indivíduo dispõe que dão suporte aos nossos estados emocionais, aos  planos mentais e estratégias que conduzem e direcionam nossos comportamentos.
  • Comportamentos – É o que o indivíduo faz e os seus hábitos. São as suas ações e reações que produzem os resultados no ambiente.
  • Ambiente – É onde e quando os resultados aparecem, onde e quando os nossos comportamentos acontecem.

Há perguntas de níveis neurológicos relativos à aprendizagem que devem ser feitas para facilitar esse processo de aprendizagem. Com o nosso método de Coaching com PNL você consegue aprender rapidamente o que te ajuda a se desenvolver na carreira e vida pessoal.

Mas, é importante você saber que, independente do que queira aprender, o primeiro passo é definir um resultado a alcançar e escolher a estratégia a seguir. Essa estratégia deve levar em conta os recursos, as ações e escolhas para chegar lá! 

O passo 3 do Ciclo da Maestria fala trata de como é fundamental para realizar seus objetivos de aprendizado aliar a Teoria à Prática. Leia clicando aqui.

Abraços,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário