Foto
28dez

Ciclo da Maestria para a conquista de objetivos

Olá, tudo bem com você?

Hoje começamos uma série de artigos em que vamos dividir contigo a base do nosso método de ensino, que é voltada para a aprendizagem acelerada. Falaremos sobre o Ciclo da Maestria e nos aprofundaremos no passo 1 desse ciclo da aprendizagem.

Primeiro, tenho algumas perguntas para te fazer: Você quer se desenvolver na vida pessoal e profissional? Melhorar seus ganhos? Desenvolver habilidades? Aumentar seu nível de autoconhecimento? Aprender coisas novas?

Todas as pessoas que almejam resultados melhores, seja em qualquer área da vida, podem se valer da estratégia do Ciclo da Maestria!

Entenda o Ciclo da Maestria

O Ciclo da Maestria é um conjunto de cinco passos que empoderam alunos e mestres na conquista de seus objetivos.  Bons professores criam bons alunos, assim como bons alunos também criam bons professores. A nossa visão de educação é diferente da forma convencional onde o professor ensina “despejando conhecimento” mesmo que os alunos não aprendam.

Como a origem da palavra educação é do latim “educare” que significa “extrair, tirar”, para nós educar é extrair do outro o seu melhor. Educamos com um olhar para a essência do que é educação.

Conheça o primeiro estágio do ciclo da maestria: Preparar o Estado Emocional

Seja o que for, quando quiser aprender, fazer ou obter algum resultado, primeiro pergunte-se: “Qual é o estado emocional em que desejo estar para tornar essa experiência mais fácil e proveitosa?”. O seu estado emocional tem o poder de afetar suas capacidades!

Existem estados que favorecem a aprendizagem, como a curiosidade, o interesse e a empolgação. Assim como há os estados que dificultam o aprendizado, como o tédio, o desânimo, a hostilidade e a ansiedade. A qualidade do seu aprendizado e/ou desempenho depende do estado em que você está.

Por isso, um dos maiores ganhos do Coaching com PNL é desenvolver em você capacidade de criar o seu estado emocional e de influenciar o estado dos outros.

Três passos para mudar seu estado emocional:

1) Conscientização:
Observe o seu estado como uma “testemunha”, de maneira distanciada (você vai aprender mais sobre dissociação e isso vai ajudá-lo ainda mais). Observe o que está pensando, sentindo, fazendo, o seu corpo, a sua respiração. Tome consciência do seu foco, da sua fisiologia, crenças e linguagem.

2) Mude o pensamento
Defina como quer se sentir e pense em algum momento em que sentiu-se dessa forma e lembre dos detalhes, visite essa lembrança. Observe como seu corpo é afetado por esse pensamento. Sinta no corpo os efeitos positivos dessa boa lembrança.

3) Altere sua fisiologia
Coloque-se numa postura adequada a como quer se sentir. Por um instante pode “fingir” que está se sentindo da maneira como quer se sentir e observe como isso muda os seus pensamentos. Se quer se sentir mais positivo, você pode sorrir, dançar, se expressar de modo congruente com o que quer. Mude a sua respiração. Se quiser sentir-se mais calmo inspire profundamente e expire lentamente, levando no mínimo o dobro do tempo que levou para inspirar.

Mude seu estado emocional para obter melhores resultados

A coisa mais importante é tomar consciência do seu estado emocional e se colocar num estado em que a aprendizagem seja mais agradável e recompensadora, para assim, aprender novas ideias, desenvolver novos comportamentos e habilidades.

Nesse artigo falamos sobre o primeiro passo do Ciclo da Maestria, que é parte fundamental para iniciar o processo de aprendizagem! Coloque-se no estado emocional adequado, e veja o nosso passo dois que trata do tópico “Aprender.

 

Abraços,
Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário