Foto
20jul

Coaching e Produtividade para resultados acima da média

Você quer saber o que fazem as pessoas mais produtivas? Se a sua reposta foi sim, então continue lendo este post onde vou contar pra você sobre como o coaching tem ajudado pessoas a serem mais produtivas e felizes.

 

Nos últimos anos desenvolvemos de modo surpreendente novas tecnologias e construímos tantas ferramentas para facilitar a nossa vida, que o natural seria que tivéssemos mais tempo pra pensar e realizar coisas importantes, só que não é bem assim, ao contrário, o que mais tem crescido nos últimos anos é a tal da “falta de tempo”.   

 

Com o coaching é fácil entender que a falta de tempo é uma crença limitante e uma decisão. Não ter tempo é o argumento que mais tem sido utilizado por aqueles que não querem sair das suas zonas de conforto.

 

A seguir leia as 5 coisas que fazem as pessoas com altos níveis de produtividade:

 

1- Pessoas produtivas pensam

 

O que é pensar? De uma forma prática, pensar se dá através do ato de fazer e responder perguntas. Pensar tem a ver com questionar seus hábitos e fazer uma análise racional sobre o seu dia, a sua agenda, as áreas da sua vida e seus resultados.

 

Uma pessoa inteligente encontra no coaching um conjunto de técnicas que a ajuda a fazer perguntas melhores e com isso obter respostas melhores. Pense comigo, que tipo de resposta tende a ser obtida de uma pergunta burra? E de uma pergunta inteligente?

 

Pare por um instante, analise a sua agenda da última semana e se pergunte sobre o que você fez que não gostaria de estar fazendo na próxima semana, pois trata-se de algo que somente ocupou o seu tempo. Por fim, pergunte-se o que você gostaria de fazer na próxima semana para sentir-se mais produtivo e feliz.

 

2 – Pessoas produtivas têm foco no que é importante

 

Você já sabe que em tudo aquilo que você foca, expande? Essa afirmação que é um dos pressupostos da PNL (a Programação Neurolinguística, que é tida por muitos como a “mãe do coaching”) nos comprova que você tem poder de estabelecer onde e no que você irá fixar a sua atenção, focar os seus pensamentos e isso determinará o que irá crescer em sua vida.

 

Você conhece alguém que está sempre falando sobre as dificuldades, sobre os riscos e coisas negativas? Essa pessoa está focando a sua atenção naquilo que ela não quer e será exatamente isso que ela irá receber.

 

Uma pessoa produtiva sabe o que quer e foca nisso. E tem algo que o coaching entrega para quem busca aumentar o seu foco e resultados. Trata-se de clareza, isso mesmo, quem quer mais produtividade precisa de autoconhecimento, precisa saber onde está, para onde quer ir e o que precisa ser feito para chegar lá. O seu foco deve estar em tudo aquilo que contribui para você dar os passos para chegar no seu resultado. É isso que faz uma pessoa mais produtiva.

 

3 – Pessoas mais produtivas trabalham com metas

 

Um grande diferencial das pessoas com altos níveis de produtividade é ter metas claras. Metas são o que nos impulsionam, diz respeito ao que queremos e o por que nós levantamos todos os dias pela manhã com a disposição de fazer as coisas acontecerem nas nossas vidas.

 

Existem dois tipos metas com as quais precisamos trabalhar: metas de  resultado e metas processo. A meta de resultado que é aquela que diz respeito ao destino final é para onde estamos indo. Já as metas de processo são a sua jornada, os passos que serão dados para você chegar na sua meta de resultados.

 

Quanto mais produtiva a pessoa é, mais ela tem clareza da importância de estar 100% comprometida com suas metas. É por isso que o coaching ajuda-nos a explorar o presente a desenhar o futuro que desejamos, transformando sonhos em metas reais, específicas, relevantes e alcançáveis.

 

4 – Pessoas produtivas medem resultados

 

Como você faz para medir o seu progresso? Isso mesmo, é essa pergunta que deve se fazer a pessoa que busca ter uma performance melhor, pois para se ter certeza de que se está avançando e saber o quanto se está avançando é preciso medir os resultados.

 

Uma pessoa produtiva pensa sobre feedback, isto é, sobre o retorno das suas ações e processos que demonstram ela está ou não na rota certa para chegar no seu objetivo. Saiba que é muito comum não alcançar uma meta por negligenciar a importância do feedback e da frequência em medir o progress.

 

Este é um ponto muito importante e é por isso que no coaching a gente define e trabalha processos de acompanhamento e evolução para fazer com que tenhamos controle sobre tudo o que é possível ser medido para nos levar mais rápida e facilmente aos resultados que desejamos.

 

5 – Pessoas produtivas equilibram todas as áreas da vida

 

Todas as pessoas querem ser mais felizes. Querem viver boas experiências, bons relacionamentos, ter um trabalho que gostem e do qual possam se orgulhar e ganhar dinheiro. Certo? Com certeza com você é assim também.

As pessoas mais produtivas e felizes que conheço sabem da importância (necessidade) de equilibrar as diferentes áreas vidas para se alcançar a excelência. Carreira, relacionamentos, saúde, finanças, autodesenvolvimento, lazer, romance, espiritual e contribuição social são áreas das quais você deve cuidar para alcançar seu potencial máximo.

 

Eu acredito plenamente que a chave da verdadeira produtividade está no autoconhecimento e na autoliderança, através da compreensão do seu Propósito. Isso é a base do coaching que gera resultados acima da média.

 

Trata-se de  conhecer a sua verdadeira identidade que dá sustentação para fazer escolhas assertivas e para focar naquilo que é importante. Sem isso você tende a perder as melhores oportunidades e a concentrar suas forças e energia naquilo que não lhe satisfaz.

 

“Não pergunte a você mesmo do que o mundo precisa. Pergunte a você mesmo o que lhe mantém vivo e ativo, e vá fazer isso, porque o mundo precisa de pessoas vivas e ativas.” Gil Bailie

 

Um grande abraço,


Maurílio Barboza
Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores

Fundador da Rede de Empreendedores

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
A Rede de Empreendedores foi fundada por Maurílio Barboza, Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores, especialista em Marketing Digital e autor do livro “O Marketing do Novo Mundo: Os Segredos dos Gurus da Internet”. Atualmente ministra palestras e treinamentos de Marketing Digital para pequenas e médias empresas no sul do Brasil.

Envie o seu comentário