Foto
06nov

É possível melhorar a comunicação dentro do ambiente do trabalho. Saiba como!

Uma das dificuldades dos profissionais em alcançar um alto desempenho dentro da empresa se dá por não conseguir criar e manter relacionamentos com os colegas. A comunicação muitas vezes pode ser complicada dentro do ambiente de trabalho. Mas sabe por quê? Porque a grande maioria das pessoas não procura pelo autoconhecimento e  também não procura entender sobre os outros –  suas histórias de vida, seus sentimentos, suas características.  O pressuposto quatro do Coaching com PNL diz que “O mapa não é o território” e é sobre ele que falaremos hoje.

Pressuposto 4 do Coaching com PNL: Cada pessoa tem sua própria verdade que é subjetiva e individual

Ao longo da vida, cada um cria suas crenças e valores com o que vive e aprende. A pressuposição da PNL é de que “o mapa não é o território”, sabe o que isso significa? que não sabemos com precisão qual é a realidade. Como não conhecemos o território, achamos que o nosso mapa é o território, mas ele não é. Na verdade cada pessoa possui o seu próprio mapa ou modelo mental que é a sua verdade subjetiva e individual. Essas verdades são baseadas nas experiências passadas e nas crenças que são carregadas por cada indivíduo durante a vida. 

Quando você empresário/profissional começa a entender sobre todos esses aspectos,  desenvolve empatia e a comunicação melhora, o que impacta seus relacionamentos dentro e fora da empresa. Por consequência, você vai conhecer e se aproximar do mapa de outro indivíduo na medida que consegue demonstrar que realmente se importa com os outros. Quando você toma conhecimento sobre a verdade de seu colega de trabalho,  através de perguntas e dá atenção ao que ele pensa, ouve, vê, é desenvolvido um vínculo proveitoso aos dois. 

Sabe por que conhecer outros mapas e melhorar relacionamentos vai aumentar o desempenho da sua empresa?

Conhecer mais sobre as pessoas vai te ajudar a entendê-las melhor. Com isso, a comunicação se expande e fortalece as relações. Por exemplo, se você se relaciona bem com sua equipe, a deixará com mais autoconfiança e motivação, o que trará muitos ganhos para a empresa.

Quando começamos a enxergar e entender os mapas, as experiências, as realidades, podemos melhorar em vários aspectos. Podendo assim atingir a realização pessoal e profissional através do entendimento das verdades subjetivas e individuais.  

Quer saber mais sobre desenvolver relacionamentos incríveis? Leia esse artigo

Cada pessoa tem o seu ponto de vista, isso é algo que todos aprendemos muito cedo. É muito fácil comprovar que cada um tem a sua forma de ver, sentir, ouvir e interpretar o mundo. Em qualquer situação é possível adotar diferentes perspectivas. Adotando mais de uma, há uma compreensão mais ampla, pois não existe uma perspectiva “correta”, cada perspectiva oferece a visão limitada a apenas um “lado” da situação.

Posições Perceptuais

Além disso, nesse pressuposto é trabalhada uma técnica de posições perceptuais, onde você pode analisar a primeira, a segunda e a terceira posição. Esse método compreende de cada pessoa tem o seu ponto de vista. Isso é algo que todos aprendemos muito cedo e é fácil comprovar que cada um tem a sua forma de ver, sentir, ouvir e interpretar o mundo. Em qualquer situação é possível adotar diferentes perspectivas. Adotando mais de uma, há uma compreensão mais ampla, pois não existe uma perspectiva “correta”. Cada perspectiva oferece a visão limitada a apenas um “lado” da situação. No entanto, esse movimento de alterar a posição de percepção, passeando por outros pontos de vista, amplia o mapa da pessoa que passa pela técnica, uma vez que ela se permite enxergar sob outros ângulos, que são diferentes dos seus e podem ensinar muito.

Conheça o nosso método de Coaching com PNL

 

“As pessoas respondem às suas experiências e não à realidade. Cada pessoa tem o seu mapa”.

 

 

Continuem acompanhando!

Abraços,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário