Foto
08jan

Líderes emocionalmente inteligentes atraem pessoas talentosas?

Pense em um artista…cantor(a), apresentador(a), pessoas deste meio costumam atrair seus espectadores com sua performance a ponto de criar uma atmosfera emocional a partir de sua arte, ou seja, conseguem transmitir suas emoções.

Mas e o líder?

Todo mundo presta atenção no chefe!
O líder tem o papel de determinar as emoções compartilhadas no ambiente de trabalho de sua empresa. Nesse sentido, a opinião do líder tem um caráter especial. Os líderes administram significados para seus colaboradores, ou para um grupo.

Como assim?

O líder, por representar uma figura de autoridade perante sua equipe, ocupa, também, a posição de destaque. As pessoas tendem a prestar atenção em seus assuntos, sendo que seu discurso, seja de temas internos ou externo, é recebido pelos colaboradores como algo de grande relevância.

E não somente os aspectos relacionados ao discurso verbal, mas também as expressões faciais, a voz e os gestos transmitem sentimentos.

Como o autoconhecimento promove uma liderança assertiva

Quanto mais abertos os líderes são, quanto mais conseguem expressar suas emoções, entusiasmo, e/ou engajamento, por exemplo, mais as pessoas vão se contagiar com essas sensações.

Líderes emocionalmente inteligentes transpiram sentimentos positivos!

 

Líderes otimistas, entusiasmados atraem colaboradores com facilidade e que se engajem em sua “causa”.
Em contrapartida, líderes que emitem emoções negativas, que são irritados, melindrosos e dominantes repelem pessoas e produzem uma atmosfera negativa, prejudicando gravemente o desempenho de seus colaboradores.

E você … como se percebe? Positivo? Negativo?

Abraço,
Andrea Weis

Psicóloga e Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho
CRP/RS 07/07842

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário