Foto
04fev

A aprendizagem se completa ao ENSINAR

No Ciclo da Maestria ensinar é o ápice do processo de aprendizagem, e no artigo de hoje, chegamos nesse último passo! ENSINAR é quando você consegue transmitir a outras pessoas o conhecimento e as suas experiências práticas de modo assertivo. Isso é uma evidência de que você realmente aprendeu. 

Ciclo da Maestria para a conquista de objetivos

Há algo a mais no aprender para ensinar, porque ao se comprometer com o instruir e ajudar alguém, há uma maior motivação na busca do conhecimento.   No processo de aprender para melhor ensinar, o crescimento e ganhos são cada vez maiores.

No processo de aprendizagem para ensinar é preciso desenvolver a capacidade de entregar o conteúdo em partes, num contexto e formato que eleve o nível de motivação do aluno, proporcionando pequenos sucessos e celebrações que mantenham o aluno interessado e atento. Isso exige sensibilidade e flexibilidade.

Um outro fator importante na hora de ensinar é ter uma estratégia de comunicação e relacionamento voltada a facilitar a aprendizagem, que leve em conta os diferentes tipos de aluno, os perfis comportamentais e os sistemas representacionais de preferência (visual, auditivo e cinestésico). Por isso, conhecer mais sobre o ser humano é um grande diferencial obtido com o estudo e a prática do Coaching com PNL.

PNL e Coaching: O que é Programação Neurolinguística e como ela se aplica? 

Um coach atua como um facilitador de resultados para o seu cliente. Esse resultado traz junto um aprendizado, às vezes o maior resultado é o próprio aprendizado. Em uma sessão de coaching uma grande evidência de que o trabalho foi bem feito são os insights e as descobertas que o coachee teve, o que ele aprendeu e está levando consigo.

No coaching você aprende uma série de conhecimentos, técnicas e ferramentas que são extremamente úteis na hora de ensinar. Uma técnica que merece destaque é o uso de histórias e metáforas.

Uma boa história desperta o interesse, faz pensar, amplia as possibilidades e o conteúdo é mais facilmente lembrado.

 

Saiba que cérebro humano armazena melhor as informações em forma de narrativa, ou seja através de histórias e metáforas. A antropologia e a religião já deixaram isso bem claro e você pode usar esse conhecimento na hora de ensinar. Use o próprio ciclo da maestria para contar histórias cada vez melhores.

Um bom professor é antes de mais nada alguém que aprendeu. O bom professor é um exemplo de que o método funciona, ele se coloca como um modelo e inspira através dos seus resultados.

É lindo ver um mestre em ação, pois a sua habilidade faz parecer fácil e ele consegue repassar o ensinamento de modo que o aluno se motiva e se interessa cada vez mais pelo assunto. Para chegar nesse nível, basta querer, escolher um bom método de ensino, se dedicar para aprender, praticar, repetir até automatizar e começar a ensinar.

O Ciclo da Maestria é o método de aprendizagem utilizado em nossa Formação em Coaching com PNL para desenvolver habilidades como liderança, comunicação, relacionamentos e gestão de tempo. Conheça clicando aqui e se desenvolva conosco!

Quais os benefícios do Coaching com PNL para sua vida pessoal e carreira?

Abraços,
Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário