Foto
29nov

Saiba como modificar estados emocionais para obter melhores resultados

Olá, tudo bem?

No pressuposto anterior falamos sobre a importância da interpretação que atribuímos aos acontecimentos nas nossas vidas e como isso impacta nos nossos resultados. No pressuposto sete do Coaching com PNL, falaremos sobre o estado emocional e como a forma como nos sentimos afeta as nossas capacidades.

O seu estado emocional afeta sua capacidade e depende inteiramente de você modificá-lo ou não

Embora acreditemos que eventos externos ou fora do nosso controle causem nosso estado emocional, somos nós mesmos quem os criamos, a partir da nossa fisiologia, linguagem, foco e crenças.
Na PNL aprendemos que já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los. Dessa forma, entende-se que não existem pessoas desprovidas de recursos, apenas estados desprovidos de recursos. 

Existem estados excelentes para o aprendizado, a curiosidade, a empolgação, e também existem estados ruins, como o desânimo e o tédio.  O segredo para gerar resultados excelentes é você conseguir se colocar em um estado emocional fortalecedor, cheio de recursos, o estado que você quer estar para ter o resultado que deseja.

Como induzir estados emocionais

O estado emocional de todos nós pode ser definido pela tétrade que é formada por: fisiologia (corpo), linguagem (palavras), foco (pensamento) e as crenças (aquilo que acreditamos). Podemos trabalhar o nosso estado emocional com todos esses pontos. Por exemplo, experimente pensar em algo positivo (foco) e observe os efeitos disso no seu corpo (fisiologia).

A mente e o corpo interagem e se influenciam. Sabe por quê? Quando mudamos os pensamentos a nossa fisiologia é afetada. O mesmo quando movimentamos nosso corpo e afetamos nosso foco com isso. Além disso, a nossa linguagem também é geradora do nosso estado emocional e um produto da nossa programação mental. Faça um exercício e comece a observar as coisas que você fala dentro do seu ambiente de trabalho, por exemplo. No caso de ser uma linguagem verbal, é possível eliminar as palavras negativas e assim mudar esses hábitos que empacam nas realizações almejadas.

 

“O seu desempenho depende do estado emocional em que você está”.

 

Continue exercitando e foque em como está se sentindo. Perceba o que está em foco nos seus pensamentos, como seu corpo está reagindo a isso e como você está se comunicando com os outros – de forma negativa ou positiva? Com essas observações você pode alterar seu estado emocional caso sinta que isso está sabotando o que você tanto deseja para a sua carreira e vida pessoal. Experimente, pratique e colha os resultados!

Conheça o nosso método de Coaching com PNL onde você desenvolve a capacidade de escolher o seu estado e, também, se torna capaz de influenciar positivamente os estados dos outros.

 

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário