Foto
15jan

Teoria + Prática é fundamental para atingir seus objetivos

Olá, tudo bem? Você tem dificuldade de realizar os seus objetivos? Então, presta atenção nesse conteúdo pois o Ciclo da Maestria vai te ajudar. Confira o primeiro passo clicando aqui. Hoje, nos aprofundaremos no PASSO 3 do Ciclo da Maestria: FAZER! Para muitos, a parte mais difícil pode ser aliar a teoria à prática. Mas é fundamental praticar/fazer para que o processo de aprendizagem seja um sucesso.

Veja bem:

Se quiser compreender, aja! No Coaching com PNL acreditamos que o aprender de verdade está no FAZER. Esse é um pressuposto da programação neurolinguística que levamos muito a sério.

Observe ao seu redor, no mundo, na história e comprove que as pessoas mais bem sucedidas não são aquelas que possuem as maiores bibliotecas, acumulam os títulos, dispõem de todos os recursos e grandes talentos. Mas, há uma característica comum aos indivíduos com resultados acima da média, é a atitude, a capacidade de realizar.

Saia do piloto automático!

Não basta saber o que fazer, você precisa fazer o que sabe. Pois é na hora de colocar em prática que você aplica o conhecimento, desenvolve as habilidades e testa a sua estratégia. Fazer é a chave para melhorar cada vez mais. 

Na PNL existe um modelo para lidar com estratégias e resultados, é o TOTS que você vai aprender a seguir.

Modelo TOTS

O Modelo TOTS foi elaborado pelos criadores da PNL a partir do trabalho de Miller,  Gallanter e Pribram (1960) publicado no livro “Plans and the Structure of Behavior” da psicologia cognitiva. 

TOTS significa Testar, Operar, Testar e Sair. O Modelo TOTS da PNL consiste em um  padrão básico de estratégia (ação) para gerar um resultado determinado. Na verdade qualquer estratégia se encaixa nesse modelo.
Na prática, o primeiro passo é definir um resultado a ser conquistado ou problema a ser resolvido (objetivo, o seu estado desejado), comparar esse resultado com a sua situação inicial (hoje, o seu estado atual), verificar a diferença entre os estados (lacuna, onde entra a estratégia), agir e verificar novamente e sair caso tenha atingido o objetivo proposto.

TOTS passo a passo:

T (teste) – compare o estado atual com o estado desejado (seu objetivo) e verifique a diferença existente entre ambos.
O (operação) – execute uma estratégia (ação) para reduzir a diferença entre os estados atual e estado desejado.
T (teste) – após implementar a estratégia verifique se o estado desejado foi alcançado. (Em caso negativo, volte novamente ao primeiro teste e verifique a diferença).
S (saída) – Objetivo foi atingido.

A próxima etapa desse processo de aprendizagem acelerada do Ciclo da Maestria é a REPETIÇÃO! Nesse artigo falaremos da importância de “repetir” para consolidar o aprendizado. Clique aqui e leia!

Quer saber mais? Conheça o nosso método de Coaching com PNL

Abraços,
Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário