Foto
04out

Perguntas e Respostas sobre Consultoria de Marketing (Respondendo dúvidas sobre como fechar contratos de R$50 mil)

Sou muito indagado sobre como funciona, o que funciona e o que não funciona em uma consultoria de marketing.

Quando o assunto é quanto cobrar por uma consultoria de marketing, tenho certeza que a precificação ideal depende diretamente dos resultados que o consultor já gerou e do quanto ele está posicionado como solução para o seu cliente. Em resumo são os resultados e a minha autoridade na área que tem feito meus contratos atuais estarem situados na faixa dos cinquenta mil reais.

Pensando em ajudar você a entender melhor o processo e as questões mais importantes sobre a consultoria de marketing, estou respondendo a seguir as perguntas mais frequentes que tenho recebido.

O que é uma consultoria de marketing?

No dicionário, o significado de consultoria é ação de dar conselhos e, também, a ação ou efeito de um especialista dar parecer sobre matéria da sua especialidade. E marketing é o gerúndio da palavra market em inglês (market + ing). Market em português é mercado e como o gerundio coloca o verbo em movimento (algo que está acontecendo, uma ação que não teve um fim), então uma ótima conceituação de marketing é “mercado em movimento”.

Uma consultoria de marketing entrega diagnósticos, um plano estratégico, planos táticos e operacionais para dar suporte à expansão dos negócios e melhoria de processo com foco em resultados. Uma consultoria de marketing tem a capacidade de transformar um negócio, aumentar vendas e otimizar resultados.

O faz um consultor de marketing?

O Consultor de Marketing é o profissional responsável por apontar os caminhos mais eficazes para chegar ao resultado almejado pelo cliente, ele orienta quanto aos passos a serem dados na execução e dispõe de competências e ferramentas capazes de medir e otimizar processos. Também auxilia no desenvolvimento das estratégias de ação, motivação e resultados da equipe, em especial da área de vendas.

Um consultor de marketing que cumpre a sua missão, entende de pessoas, de comunicação integrada (offline e online), de processos de vendas e tem experiência na definição de estratégias de marketing tradicional e digital.

Consultoria de marketing tradicional ou digital, qual é a melhor?

Não há como gerar resultados excelentes sem estar atualizado, por isso que ainda faz a separação entre online e offline está defasado, está ATRASADO. Hoje em dias as pessoas estão em diferentes lugares e conectadas de diversas formas e trabalhar isso é estratégico para qualquer negócio.

Os melhores resultados em geração de novas oportunidades de negócio e vendas tem vindo da combinação daquilo que funciona no marketing tradicional com o que gera resultados no digital. É isso que faz a diferença!

Eu devo contratar horas ou resultados na consultoria de marketing?

Você já deve saber que o mais importante na hora de medir resultados é trabalhar com os indicadores certos. Eis aí uma grande “virada de chave” com relação ao formato ideal de trabalho em uma consultoria.

Por mais que a proposta e o contrato de consultoria de marketing contemple horas, reuniões e ações cujos resultados não sejam tão palpáveis, é preciso estabelecer etapas, métricas e processos que tornem o trabalho e os resultados tangíveis. Um grande diferencial da minha consultoria foi conquistado quando coloquei o foco total em gerar resultados para os clientes e deixei de lado os “mi mi mis” sobre retrabalho, regras sobre o escopo e outros conceitos que só atrapalhavam a minha relação com o cliente. Meu foco é gerar resultado e encantar o meu cliente, em contrapartida sou muito bem pago por isso.

Qual é o melhor momento para contratar um consultoria de marketing?

O primeiro passo é encontrar o parceiro com a capacidade técnica e com o foco gerar o retorno sobre o seu investimento. Além disso, é fundamental firmar um acordo claro em que haja comprometimento mútuo necessário para que o processo de gerar resultados com estratégias de marketing aconteça. Tendo isso, essa é a hora certa de investir.

Se você está preparado para aumentar suas vendas, uma consultoria de marketing certamente pode ajudar. Se você tem um ótimo produto e percebe que não está aproveitando todo o potencial que tem, uma consultoria de marketing pode ser uma ótima opção. Se o seu objetivo é se tornar uma autoridade no seu mercado através da internet e demais canais, com certeza a consultoria de marketing é a melhor forma de você acelerar esse processo.

Veja outros artigos que escrevi sobre o tema:
Como ajudar 1926 pessoas como consultor de marketing em 2017
Entenda como funciona uma consultoria de marketing de sucesso
Estudo de caso de consultoria de marketing

Na maior parte dos segmentos de mercado é preciso ter uma velocidade de resposta cada vez maior para ter um resultado acima da média e estar à frente da concorrência. Em muitos casos pode ser necessário que o trabalho seja implementado o mais rápido possível por duas razões:
1) os concorrentes podem estar fazendo o mesmo e quanto mais à frente você estiver, melhor.
2) O marketing muda rápido, e o que você sabe que precisa ser feito hoje pode gerar resultado hoje, amanhã o jogo muda e pode ser mais difícil gerar os resultados que você pode ter imediatamente.

Espero ter te ajudado com este post e caso você queira saber mais sobre consultoria de marketing, confira os mais artigos do blog ou se cadastre abaixo para receber meus conteúdos no seu e-mail.

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores

Fonte: www.mauriliobarboza.com

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
A Rede de Empreendedores foi fundada por Maurílio Barboza, Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores, especialista em Marketing Digital e autor do livro “O Marketing do Novo Mundo: Os Segredos dos Gurus da Internet”. Atualmente ministra palestras e treinamentos de Marketing Digital para pequenas e médias empresas no sul do Brasil.

Envie o seu comentário