Foto
06dez

Fazer as perguntas certas pode mudar sua vida

Olá, tudo bem?

Você sabia que para começar a mudar coisas em sua vida você precisa fazer perguntas para si mesmo?

Dentro do seu trabalho, da sua empresa, quando você não está alcançando os resultados que deseja, não está concluindo suas metas ou não está se relacionando bem com os colegas algo pode não estar certo. Você pode começar se perguntar. “Por que isso não está dando certo? O que posso fazer para mudar esse resultado?”

É importante destacar que uma pergunta ruim do tipo “Por que isso tinha que acontecer?” tende a trazer uma resposta ruim. Assim como uma boa pergunta do tipo “Como posso utilizar isso para o meu crescimento?” trará uma resposta boa. Então selecione as perguntas que você irá se fazer, pois são elas que nos movem na direção das respostas. Portanto, para encontrar a resposta certa é preciso fazer a pergunta certa. Perguntar com maior assertividade e saber lidar com as respostas para formular questões ainda melhores exige treinamento.

Trago para você um exemplo:

Quando você deseja melhorar os relacionamentos dentro da empresa, você precisa gerar uma interação com os colegas, criando empatia e conhecendo os diferentes mapas. Através de indagações, você consegue demonstrar que está realmente interessado e compreendendo uma pessoa. As perguntas abertas são mais flexíveis e geram maior clareza, abrem novas possibilidades, proporcionam novos aprendizados e descobertas.

Um bom Coach sabe fazer ótimas perguntas. Esses questionamentos são usados com foco na solução. Quando as perguntas possuem um foco para a solução, elas liberam a descoberta, insights, compromissos.  Desta forma, a pessoa é levada a responder direcionada para a conquista de seus objetivos.

As questões abaixo podem ser utilizadas para verificar a ecologia interna (estabilidade interior/paz de espírito). Faça essas perguntas e comece a analisar seus sentimentos, pensamentos e percepções:

  • O que eu ganharei se fizer essa mudança?
  • O que eu perderei se fizer essa mudança?
  • Qual o preço de fazer essa mudança? Estou disposto a pagar esse preço?
  • Essa mudança vale a pena?
  • Quais são as consequências da minha ação?

No Coaching com PNL são utilizadas técnicas e ferramentas para a realização de perguntas poderosas, capazes de revelar as informações necessárias para produzir o resultado desejado. Veja, ouça e sinta as suas respostas. Você ainda vai aprender muito sobre o poder das indagações em nosso método.

Continuem acompanhando!

Um grande abraço,

Maurílio Barboza

Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário