Foto
13dez

Você conhece o poder da Empatia?

Olá, tudo bem?

Você tem ideia do quanto é possível melhorar as suas conversas, a sua capacidade de comunicação, de se relacionar com outras pessoas sobre os mais diferentes assuntos?

Quando começamos a entender as pessoas como elas são, de onde vêm e que crenças trazem na bagagem se torna muito mais simples gerar uma comunicação agradável, o que normalmente ocasiona em diálogos, metas e planos prolíficos.

Empatia é a palavra-chave! Estabelecer empatia é uma das mais importantes habilidades que uma pessoa pode ter. Você já sabe quem é a pessoa mais importante para qualquer pessoa? É ela mesma! Por mais que ela não tenha clareza disso e até diga o contrário, o mundo de qualquer pessoa gira em torno do que ela pensa, do que ela acredita, do que ela valoriza, do que ela é capaz, do que ela faz e do que ela vive. Sabendo disso você tem uma informação valiosa para quando quiser se conectar com alguém. O segredo é criar empatia e conquistar a sua confiança.

Quando você compreende uma pessoa e respeita o seu modo de ver o mundo, você consegue criar sintonia e conexão com ela. Isso é empatia, a porta de entrada para a confiança e para uma maior influência sobre o outro.

Por isso, a empatia é a palavra-chave para o sucesso! Essa capacidade de compreensão gera qualidade nos relacionamentos e é fundamental para todo o profissional que tem como missão se desenvolver na carreira, gerando resultados de excelência, cumprindo os objetivos, as metas e alcançando seus maiores sonhos.

Há quase oito décadas a Harvard busca responder a pergunta: “o que realmente nos faz felizes?”. Esse estudo, considerado o mais longo e completo sobre o tema, aponta que são as pessoas mais satisfeitas em seus relacionamentos, mais conectadas ao outro, que mantém seu corpo e cérebro saudáveis por mais tempo. Por isso, é extremamente fundamental começar praticar a empatia com os outros.

NEURÔNIOS ESPELHO

Um neurônio espelho é um neurônio que dispara tanto quando alguém realiza um determinado ato, como quando observa outro alguém a fazer o mesmo ato. Desta forma, o neurônio imita o comportamento de outra pessoa como se estivesse ele próprio a realizar essa ação. Essas células desempenham um papel fundamental na parte comportamental, como é o caso da empatia, do aprendizado por imitação, capacidade de se colocar mentalmente no lugar de outra pessoa, etc., demonstrando mais uma vez que nós somos seres sociais.

Quando descobrimos neurônios espelho, conseguimos compreender como o ser humano é capaz de aprender a falar, andar e de como desenvolve suas relações pessoais.

Como ativar os neurônios espelho: 

Você deve acompanhar a postura, os gestos e a linguagem da outra pessoa – isso chama-se espelhamento neurológico. Desta forma, quando você começa praticar isso com a outra pessoa, logo ela também vai começar a espelhar você.

Você já deve ter ouvido alguma vez que os opostos se atraem. Isso não é verdade. É semelhante que atrai semelhante.

 

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário