Foto
18dez

Por que você não consegue economizar?

Você não consegue economizar? Saiba que você não é exceção.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeira e de Capitais (AMBIMA), apenas 1 a cada 4 brasileiros consegue economizar e de fato fazer sobrar. O Brasileiro, em geral, é analfabeto financeiro.

Cito aqui 3 motivos que nos levam a esta falta de controle sobre nosso próprio dinheiro:

1 – Nosso sistema educacional não nos ensina a cuidar de nosso dinheiro. Tanto no ensino básico quanto no superior, não há nenhuma cadeira específica que ensine finanças pessoais. Nos Estados Unidos, crianças de 6 anos já tem o primeiro ensinamento sobre moeda.

2 – Nosso sistema bancário só nos apresenta produtos com rendimentos extremamente baixos, nos desestimulando a investir. 65% dos que conseguem economizar e fazer sobrar investem na poupança. Um dos investimentos menos rentáveis de renda fixa. Os bancos pagam 0,37% ao mês para quem investe na poupança e cobram uma média acima de 5% quando você toma dinheiro emprestado.

3 – O medo de perder. A maioria dos brasileiros desconhece renda variável, e quando são abordadas sobre o assunto, a primeira coisa que vem em mente é que estes investimentos as levam a perdas. Então acabam se distanciando de oportunidades que poderiam fazer seu dinheiro render mais. Existe risco em investimentos rentáveis? Sim, mas o risco não foi feito para ser evitado e sim controlado.

Se você é um dos brasileiros que não consegue economizar, ou se consegue fazer sobrar investe em poupança, dê o primeiro passo para sua independência: estude sobre dinheiro. Há muito material gratuito na internet sobre o assunto. Faça cursos sobre educação financeira. Caso não tenha tempo para isso, procure um mentor, que poderá te ajudar com exemplos próprios e de seus clientes, fazendo você se sentir mais seguro na hora de investir.

3 dicas para quem deseja iniciar a investir

Abraços,

Anderson Machado
Mentor Financeiro

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário