Foto
01nov

Você está no piloto automático!

Que hábitos você empresário/profissional possui hoje que te impedem de alcançar o que tanto almeja na sua carreira e vida pessoal?

No pressuposto anterior foi abordada a importância da responsabilidade com os pensamentos, e como isso implica nos resultados esperados. Os resultados que tanto almejamos alcançar são consequências dos nossos hábitos. 

Você pode estar no automático sem perceber. Mas observe seus resultados. São sempre os mesmos? Sabe por quê? Vou te explicar através do terceiro pressuposto do Coaching com PNL.

 

Você está no piloto automático

Esse pilar do Coaching com a Programação Neurolinguística trata sobre hábitos. Sobre como não pensar a respeito das suas ações pode afetar suas decisões o resultado delas. É comum um profissional/empresário ter hábitos na vida pessoal que acabam sendo levados para o profissional. Por exemplo, a forma como você se comunica com as pessoas dentro de casa e a forma que se comunica dentro da empresa. Ou até mesmo por hábitos de procrastinar atividades que poderiam ser finalizadas mais rápido.

É completamente normal e até mesmo recorrente, uma rotina dentro do ambiente de trabalho, com hábitos criados e mantidos. Mas esses hábitos estão te levando para os resultados que você quer? Esses resultados podem se tornar algo ainda maior, algo poderoso e gratificante.

Muitas dessas rotinas se dão por um “piloto automático” que o cérebro utiliza para gastar menos energia.  Esse modo de fazer as coisas no automático é o resultado da nossa capacidade cerebral de transformar ações repetidas em hábitos. Hábitos compreendem a nossa maneira usual e frequente de pensar, sentir e agir. São esses hábitos que moldam o nosso comportamento. E os nossos resultados são gerados por esse comportamento. Esse é o sistema que permite você fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem precisar pensar a respeito, por exemplo: é através desse mecanismo que uma pessoa consegue dirigir até sua casa sem prestar atenção no caminho.

O piloto automático pode ser entendido por dois sistemas:

ANALÍTICO: É responsável pelo consciente, esse sistema é dedutivo e racional e exige muita energia e esforço. Você sabe porque? Porque é mais lento, pois faz uma coisa de cada vez e se cansa rapidamente. Utilizamos este sistema para tomar decisões conscientes.

AUTOMÁTICO: É responsável pelos pensamentos inconscientes. O sistema não requer muito esforço, gasta pouca energia e por isso é rápido. Ele consegue tomar várias decisões ao mesmo tempo, é o que chamamos de “piloto automático”. Estima-se que o sistema automático seja o responsável por 95% das nossas ações. 

 

Mudar hábitos é fundamental para reprogramar nosso piloto automático e passar a automatizar hábitos positivos, que vão nos levar a atingir os resultados almejados, com menos esforço. Conheça o nosso método de Coaching com PNL e as técnicas para você aprender a refletir sobre essas ações inconscientes do nosso cérebro. Essa metodologia da Rede de Empreendedores te ajuda a entrar no seu consciente e perceber o que precisa ser ajustado, os hábitos que precisam ser esquecidos ou modificados para que você atinja seus objetivos, tenha sucesso e reconhecimento no ambiente profissional. 

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

 

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário