Foto
20nov

É tudo uma questão de interpretação!

Olá, tudo bem?

Você culpa certos acontecimentos pelos resultados que você obteve?

No pressuposto anterior “Você se move em direção do que realmente acredita” foi falado sobre suas crenças e como elas podem impactar nos resultados esperados. Já no sexto pilar do Coaching com PNL será desenvolvido o tema: O que determina a nossa vida é o significado que atribuímos aos acontecimentos.  Dê uma olhada na fórmula a seguir:

“A” refere-se ao acontecimento, a algum fato ocorrido, qualquer que seja. Esse fato é neutro. Ou seja, ele, em si, é isento de significados. Os significados somos nós quem atribuímos aos acontecimentos. Eles estão representados pelo “I”, que é a nossa interpretação a respeito de qualquer acontecimento. Portanto a soma do acontecimento + interpretação é igual ao resultado obtido. O resultado, seja ele a forma como nos sentimos com determinada situação ou um comportamento que obtemos, passa por essa fórmula.

É importante frisar que não são os acontecimentos (eventos) que determinam os resultados (bons ou ruins), mas a forma como encaramos e o significado atribuído (interpretação) ao que ocorreu.  Este pressuposto está baseado na Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC), de Albert Ellis, a qual afirma que as pessoas erroneamente culpam eventos externos pela infelicidade. No entanto, é a interpretação desses eventos que causa o sofrimento psiquíco. 

A interpretação que atribuímos a determinado acontecimento é determinada pelas nossas crenças e expectativas. Tendo entendido a fórmula básica da interpretação, te pergunto, que significados você tem atribuído aos acontecimentos da sua vida?

Lembre-se que somos responsáveis pela nossa interpretação dos fatos e podemos treinar o nosso olhar para interpretar os fatos de forma a nos trazerem resultados melhores. Podemos construir nossa realidade.

Te convido a conhecer um pouco mais da nossa  Formação em Coaching com PNL, onde trabalhamos mais a fundo essa e outras questões.

“Dois homens olham pela mesma janela. Um vê lama. O outro vê as estrelas.” (Frederich Langbridge)

 

Continuem acompanhando!

Um grande abraço,

Maurílio Barboza

Consultor de Marketing e Coach de Empreendedores

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Comments

  • avatar
    EDNA CESAR MATTOS RESPOSTA Responder

    Olá, Maurilio,
    Parabens pelo trabalho e conteudo!!

    Sou médica em transição de carreira, empreendedora na area da saúde, professora universitária de faculdade de Medicina . Estou iniciando um Projeto na área de Coach de Bem Estar e Performance Médica- Projeto Florescer Médico. Apos 2 anos de preparação como coaching (Personal Coaching, Positive Coaching /SBC e Master Coach de Carreira pelo Instituo Mauricio Sampaio) estou Iniciando a produçãp de conteudo meu posicionamento nas redes sociais.

    Acredito no Florescimento Humano, no trabalho com Foco no desenvolvimento Pessoal / Performance , no Reforço Positivo e na partilha de conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades e performance.

    Gostei muito dos seus contéudos. Parabéns!!
    Abc

    Edna Mattos
    Coach de Bem Estar e Performance Médica
    ednacesar@hotmail.com
    dra_ednamattos_coach (instagram)

    • avatar
      Rede de Empreendedores RESPOSTA Responder

      Obrigado, Edna! Parabéns pelo teu trabalho e desenvolvimento.
      Quando quiser conversar pode nos enviar uma mensagem no WhatsApp da Rede: (55) 99998-1378. Pode contar conosco!! Abraços.

Envie o seu comentário