Foto
20dez

Como as vitórias internas podem influenciar nas externas

Olá, tudo bem?

No artigo anterior falamos sobre a empatia, que é uma das maiores habilidades que alguém pode ter. Hoje falaremos sobre o seguinte tema, que é também um dos pressupostos do Coaching com PNL: “as conquistas externas são precedidas das vitórias internas.” Tudo o que acontece no mundo exterior é um reflexo do que temos no mundo interior. É por isso que as vitórias externas são precedidas pelas vitórias internas.

É perceptível que pessoas com resultados acima da média são aquelas que fazem um melhor uso dos seus recursos internos e externos. Basta observarmos as pessoas bem sucedidas para comprovar que não são aqueles indivíduos que têm maiores recursos materiais a disposição, talentos ou inteligência humana que obtém êxito.

O interno afeta diretamente o nosso externo. Um exemplo disso é que quando não estamos com um estado emocional favorável para realizarmos nosso trabalho, não vamos obter o resultado que tanto desejamos. Quando nos sentimos desmotivados internamente, logo, vamos trabalhar de forma improdutiva, sem criatividade e vontade.

Sabia que a ciência já provou que capacidade intelectual não é suficiente para gerar grandes resultados? É isso mesmo que você leu! É fundamental que o indivíduo saiba lidar com suas emoções e dê um significado ou sentido para a vida que o empodere e impulsione à esse resultado. Quando sabemos equilibrar nossos estados emocionais ou modificá-los caso seja necessário torna-se ainda mais fácil alcançar o que desejamos do mundo exterior.

Equilíbrio da vida

O desenvolvimento pessoal pleno está relacionado aos quatro quadrantes do equilíbrio da vida: o Físico, o Mental, o Emocional e o Espiritual.

Entendemos que o mundo exterior (físico) é a materialização do mundo interior (espiritual, mental e emocional). O exterior é o efeito e o interior, a causa. Portanto, todo o resultado que obtemos no físico (saúde, dinheiro, relacionamentos, riqueza, etc.) é gerado pelo espiritual (sentido atribuído à vida), pelo mental (senso de identidade, sistema de crenças e valores, desenvolvimento intelectual e capacidades) e pelo emocional (a habilidade gerir e
lidar com nossos estados emocionais, autoestima e relacionamentos).

O objetivo deste pressuposto é mostrar para você que dinheiro é resultado, que saúde é resultado, que riqueza é resultado. Pensando assim, a melhor estratégia não é lidar somente com o efeito, mas também, com a causa.

Por isso, é melhor começar a desenvolver o autoconhecimento para saber no que você está se sabotando!

Ser, Fazer e Ter

As pessoas estão cada vez mais em busca de conquistas externas que estão relacionadas com a pergunta sobre “o que realmente quero TER?”. Normalmente, os profissionais desejam crescer e se desenvolver cada vez mais, receber a promoção tão almejada, ser um bom líder, um bom colega. Elas já pensam em COMO FAZER para alcançar tudo isso. O que é deixado de lado é o SER de cada um. O que eu preciso SER para alcançar todas essas coisas?

O que muitas vezes as pessoas não percebem é que para conquistar algo (TER) e colocar em prática uma estratégia capaz de gerar os resultados (FAZER) é necessário se tornar alguém (SER) que faz o que é necessário e é digna de obter os resultados desejados. Uma pergunta importante para checar se um objetivo satisfaz valores essenciais é “Por que isso é importante para mim?” “ou o que é mais importante nisso?”.

No Coaching com PNL são entregues técnicas e ferramentas que auxiliam na criação de estados internos favoráveis, no autoconhecimento e no equilíbrio da vida pessoal e profissional. Conheça o nosso método!

Um grande abraço,

Maurílio Barboza
Consultor Estratégico e Coach de Negócios

FacebookTwitterGoogleLinkedIn


Avatar
redeempreendedores
Maurílio Barboza é fundador da Rede de Empreendedores, consultor estratégico nas áreas de marketing, vendas e gestão de pessoas, coach de negócios, facilitador em treinamentos e formações de Coaching com PNL.

Envie o seu comentário